Acesso à justiça. Esse tem sido o principal argumento mobilizado contra a Resolução 5.343, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 24 de setembro deste ano, que vedou aos fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs) a aplicação em direitos ou expectativas de direito decorrentes de ações judiciais e arbitrais enquanto o crédito correspondente não se revestir de liquidez, certeza e exigibilidade em caráter definitivo.
Para os críticos, a norma retiraria do credor o comprador mais profissionalizado justamente no intervalo em que ele mais precisa de liquidez, o que equivaleria, na prática, a fechar o mercado de ativos judiciais [1].
O argumento é sério e merece resposta. O financiamento de litígios por terceiros é prática legítima em diversas jurisdições e pode, de fato, reequilibrar a relação entre litigantes desiguais. A pergunta que o debate deixou de fazer, contudo, é anterior: acesso à justiça para quem? A resposta não é tão trivial quanto parece [2].
Convém, antes de tudo, delimitar o objeto. A resolução não trata da cessão de precatórios regularmente constituídos, isto é, de créditos cuja existência e cujo valor já não estão em discussão. Trata de algo diferente: da aquisição de pretensões ainda em litígio. Como registrou o voto que fundamentou a norma, nesses casos o objeto da cessão muitas vezes não é um crédito líquido e certo, mas uma expectativa de recebimento condicionada ao desfecho do processo. Segundo o mesmo documento, as exposições de FIDCs relacionadas a ações judiciais somavam cerca de R$ 35,2 bilhões em julho de 2026 [3]. O que se negocia, nesse universo, não é propriamente um crédito, mas uma álea processual.
O caso das ações que pedem a revisão da remuneração de serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) ilustra bem a diferença. Nelas, hospitais privados e entidades filantrópicas, como as Santas Casas, pleiteiam que os serviços prestados em caráter complementar sejam remunerados pela Tabela Única Nacional de Equivalência de Procedimentos (Tunep), e não pela tabela do SUS.
Segundo documento do Ministério da Saúde relatado pela Folha de S.Paulo, a pretensão esbarra em dois obstáculos de partida. O primeiro é que a Tunep serve apenas para calcular o ressarcimento devido ao SUS pelos planos de saúde. O segundo é que a União não celebra contratos com os hospitais. Essa tarefa cabe a estados e municípios, que respondem pelos contratos e convênios com as entidades privadas e pela avaliação dos serviços prestados [4]. A contratualização, portanto, não é feita pela União, e a própria Lei 8.080/1990 atribui à direção municipal do SUS a celebração e o controle desses instrumentos (art. 18, X).
Os efeitos sobre a política pública, contudo, nada têm de hipotéticos. Ainda segundo o Ministério: (i) cerca de 1.750 ações desse tipo foram ajuizadas em 2022 e 2023; (ii) a União gastou R$ 111,9 milhões com as condenações apenas em 2023; e (iii) o impacto poderia alcançar R$ 24,5 bilhões por ano, caso todos os prestadores do sistema judicializassem a questão. A pasta alertou para o risco de “desassistência em decorrência da ausência de recursos financeiros” e observou que as demandas não propõem a ampliação da oferta de serviços nem a melhoria do acesso dos usuários do SUS. Em outras palavras, o recurso público transferido por força dessas condenações não se converte, por si só, em mais leitos, mais procedimentos ou melhor atendimento.
De acordo com a mesma reportagem, o ministro Gilmar Mendes manifestou preocupação com a expedição irregular de precatórios nessas ações, em alguns casos antes mesmo do trânsito em julgado, e registrou que parcela significativa deles já não pertence às entidades hospitalares, tendo se concentrado em reduzido número de agentes econômicos. A preocupação não é isolada. Em 2025, a Corregedoria Nacional de Justiça suspendeu a expedição de precatórios sem comprovação do trânsito em julgado por varas federais do Distrito Federal, decisão depois ratificada por unanimidade pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e estendida aos demais tribunais, por violar a Resolução CNJ 303/2019, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a ordem cronológica dos precatórios [5]. Precatórios assim expedidos guardam a aparência de um crédito, mas a substância de uma aposta sobre o resultado do processo, e é essa substância, e não o rótulo, o critério adotado pela Resolução 5.343.
Note-se, nesse particular, que o retrato do credor vulnerável, o trabalhador demitido ou a vítima de um dano que precisa antecipar o que lhe é devido, não descreve esse mercado. A Constituição confere às entidades filantrópicas e sem fins lucrativos preferência na participação complementar no SUS precisamente porque elas não perseguem lucro. Quando a pretensão é cedida, o recurso público retirado da assistência sequer retorna à entidade que prestou o serviço. Esses recursos passam, em vez disso, a remunerar uma cadeia de investidores, administradores, gestores, custodiantes e consultores especializados. O SUS perde duas vezes.
Para compreender o que está em jogo, é útil recorrer a um conceito que a crise financeira de 2008 popularizou. Trata-se do modelo de originar para distribuir (originate-and-distribute). Nele, quem origina o crédito não o conserva em carteira, mas o repassa adiante, agrupado em títulos negociáveis. Como deixa de suportar o risco, perde também o incentivo para avaliar com rigor a qualidade daquilo que origina. Foi o que demonstrou estudo de referência sobre a crise do subprime, cujos autores sugerem que ativos cujo valor depende de informação qualitativa, e não de dados objetivos e padronizados, são os menos adequados à securitização [6]. Poucos ativos se encaixam tão bem nessa definição quanto uma pretensão ainda em disputa judicial, e não por acaso a Resolução 5.343 requer o trânsito em julgado, ocasião em que a incerteza dá lugar à informação objetiva.
Maya Steinitz utilizou a lógica desse modelo nas demandas judiciais em 2011. À medida que essas pretensões se tornassem transferíveis, a autora alertava que os originadores tenderiam a repassar aos detentores dos títulos os riscos decorrentes de diligência inadequada, avaliação jurídica equivocada e representação pouco zelosa. Uma bolha nesse mercado elevaria, ainda, o risco de pretensões sem mérito afluírem aos tribunais, e as pretensões, compradas e vendidas, se reduziriam a pura mercadoria [7]. Sete anos depois, a força-tarefa formada pelo ICCA e pela Queen Mary University of London reconheceu que o financiamento de disputas é capaz de transformar uma pretensão jurídica em ativo financeiro, passível de ser monetizado ou oferecido em garantia [8]. O que era hipótese nos Estados Unidos encontrou no Brasil um campo fértil para vicejar.
Há, ainda, uma sutil distinção que a crítica ignora. Financiar um litígio não é o mesmo que adquiri-lo. A restrição ao financiamento de litígios não é excentricidade brasileira. Segundo o European Law Institute (ELI), a prática permanece proibida ou muito limitada em países como Grécia e Irlanda, cuja Suprema Corte da Irlanda a declarou ilícita em 2017 com fundamento na doutrina da champerty [9]. Nos Estados Unidos, a maioria dos estados vedava a prática em 2011, por meio da doutrina da champerty, e alguns, como Delaware e Nova York, aplicavam-na especificamente contra a aquisição de pretensões com o propósito de litigar. A esse obstáculo somava-se uma regra de ética profissional, adotada por quase todos os estados, que proíbe o advogado de partilhar honorários com quem não é advogado, de modo a preservar sua independência profissional e evitar que terceiros passem a exercer controle sobre a atuação do advogado [10].
A tendência internacional, é certo, tem sido a de admitir o financiamento sob salvaguardas. Mas os princípios aprovados em 2024 pelo próprio ELI partem de uma premissa: quem financia não é parte, e a parte financiada permanece, salvo casos excepcionais, como quem toma as decisões finais sobre o processo. É essa autonomia que as salvaguardas protegem. O ELI reconhece, contudo, uma modalidade em que a premissa desaparece: a cessão, na qual o financiador assume o controle integral do litígio [11]. É essa a modalidade praticada quando um FIDC adquire uma expectativa de direito. Não há mais parte financiada a proteger, porque o financiador tornou-se a parte. A Resolução 5.343 não proíbe o financiamento de litígios. Retira dos FIDCs a forma que mais se afasta das salvaguardas que a experiência internacional consolidou.
A versão brasileira do modelo de originar para distribuir acrescenta um elemento que o modelo clássico não conhecia. Na cadeia que vai de quem estrutura a demanda ao fundo que adquire a pretensão, e deste aos cotistas e aos fundos que a recebem em cessões sucessivas, o risco desloca-se sempre para quem conhece menos o ativo. E há, ao fim dessa cadeia, um participante ainda mais distante do que o cotista, que é o juiz. É ele quem determinará o valor do ativo, sem saber que decide sobre um. O mercado conhece o preço de aquisição, a cadeia de cessões e a identidade do beneficiário final; o juiz conhece apenas aquilo que as partes escolhem revelar nos autos.
As consequências não são triviais. O controle da imparcialidade pressupõe que se saiba quem tem interesse no resultado do processo: o art. 145, IV, do Código de Processo Civil considera suspeito o juiz interessado no julgamento em favor de qualquer das partes. Se o titular econômico da pretensão permanece oculto, esse controle torna-se inoperante. Não bastasse isso, estruturas que registram o ativo por valor superior ao preço pago tendem a rejeitar acordos com deságio, ainda que economicamente vantajosos, porque aceitá-los significaria reconhecer perda em toda a cadeia. A política pública de composição de passivos judiciais perde eficácia justamente nos processos de maior valor.
Nada disso significa que a Resolução 5.343 esteja imune a críticas. Algumas delas, porém, não resistem ao texto da norma. A resolução não fecha o mercado. Os créditos definitivamente constituídos, inclusive precatórios regularmente expedidos, continuam elegíveis; a vedação alcança apenas os FIDCs e os fundos que neles investem; e o credor continua livre para ceder seu direito a quem quiser. A dispensa de análise de impacto regulatório não foi omissão, mas decisão fundamentada no Decreto 10.411/2020, que a admite para medidas voltadas à higidez dos mercados financeiros e de capitais. E a própria Resolução 2.907, que autoriza a constituição dos FIDCs desde 2001, é norma do CMN. O que a vedação faz, afinal, é recolocar o FIDC em sua função original, a de financiar a atividade produtiva por meio da cessão de recebíveis.
Essa constatação revela, no entanto, o limite da resolução, dado que ela atua no plano do mercado, e não no do processo. Ao propor uma agenda regulatória para o setor, Steinitz indicava duas frentes complementares: adaptar a regulação do mercado de capitais aos títulos lastreados em pretensões litigiosas e submeter a relação entre advogado, cliente e financiador à supervisão judicial [12]. A Resolução 5.343 percorre a primeira; a segunda permanece em aberto. A informação que o regulador passará a exigir dos fundos continuará circulando em um sistema que o juiz não consulta.
Os princípios do ELI apontam o caminho. Recomendam que a parte financiada informe a existência do financiamento e a identidade do financiador não apenas à parte contrária, mas também ao tribunal, por ser essa a forma de prevenir conflitos de interesse do julgador. Seus comentários registram, ainda, a ponderação de que a simples identificação do financiador oferece proteção limitada quando os termos do ajuste permanecem desconhecidos [13].
O passo seguinte, entre nós, é condicionar a admissão do cessionário no processo à juntada do instrumento de cessão, da cadeia de cessões anteriores, da identificação do beneficiário final e do preço efetivamente pago. A exigência não restringe a circulação de direitos. Apenas devolve ao juiz as condições mínimas para exercer o controle de legitimidade, de boa-fé e de imparcialidade que lhe compete.
Quando o processo judicial se transforma em uma mercadoria, as decisões judiciais, mais do que resolver conflitos, passam a fixar o preço de ativos financeiros. O mercado já aprendeu a precificar essa incerteza. Cabe ao direito impedir que o juiz se torne apenas mais uma variável do modelo.
[1] RAVAGNANI, Giovani; GUERRA, Gustavo; BARTHASAR, Rafael. Nova Resolução CMN e cessão de ativos judiciais como mecanismo de acesso à justiça. JOTA, 30 set. 2026, para quem, na perspectiva do setor, “fecha-se o mercado de ativos judiciais, públicos e privados”. No mesmo sentido: ABVCAP; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SPECIAL SITUATIONS E LITIGATION FINANCE; ANFIDC. Nota conjunta sobre a Resolução CMN nº 5.343. Valor Econômico, 1º out. 2026, segundo a qual o “cidadão lesado perde a chance de antecipar seu crédito judicial”.
[2] Cf. DAVITTI, Daria; VARGIU, Paolo. Litigation Finance and the Assetization of International Investment Arbitration. Journal of World Investment & Trade, v. 24, 2023, pp. 496-497, para quem, no contexto da arbitragem de investimentos, a apresentação do financiamento por terceiros como instrumento de acesso à justiça cumpre a função de legitimar sua conversão em classe de ativo para investidores institucionais.
[3] BRASIL. Ministério da Fazenda. Voto nº 73/2026-CMN, de 24 de setembro de 2026, §§ 12 e 13. Segundo o § 12, em muitos casos o objeto da cessão “não consiste em um crédito líquido e certo, mas em uma expectativa de recebimento”, condicionada ao desfecho de controvérsias judiciais.
[4] ALBERNAZ, Isadora; VARGAS, Mateus. Gilmar cita precatórios e risco de R$ 24 bi ao SUS e cobra STJ e STF sobre ações de hospitais. Folha de S.Paulo, 30 set. 2026.
[5] CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Corregedoria Nacional suspende precatórios irregulares emitidos por varas federais do DF. Agência CNJ de Notícias, jun. 2025; e Plenário do CNJ ratifica liminar que suspendeu precatórios irregulares. Agência CNJ de Notícias, 5 ago. 2025 (Pedido de Providências nº 0003764-47.2025.2.00.0000).
[6] KEYS, Benjamin J.; MUKHERJEE, Tanmoy; SERU, Amit; VIG, Vikrant. Did Securitization Lead to Lax Screening? Evidence from Subprime Loans. Quarterly Journal of Economics, v. 125, n. 1, 2010, pp. 307-362. As passagens referidas foram consultadas na versão de trabalho de abril de 2008 (pp. 1-2, 8 e 22-23), na qual os autores conjecturam que empréstimos com mais informação objetiva “are likely to benefit from securitization“, ao contrário dos que dependem de informação qualitativa.
[7] STEINITZ, Maya. Whose Claim Is This Anyway? Third-Party Litigation Funding. Minnesota Law Review, v. 95, 2011, pp. 1319-1321. Tradução livre de: “If legal claims are bought and sold, they become a pure commodity” (p. 1321).
[8] ICCA-QUEEN MARY TASK FORCE. Report of the ICCA-Queen Mary Task Force on Third-Party Funding in International Arbitration. The ICCA Reports, nº 4, 2018, p. 37, segundo o qual o financiamento de disputas tem “the ability to transform a legal claim into a financial asset, which can potentially be monetized or used as collateral in order to secure finance” (tradução livre: “a capacidade de transformar uma pretensão jurídica em ativo financeiro, com o potencial de ser monetizado ou utilizado como garantia para fins de obter um financiamento”).
[9] EUROPEAN LAW INSTITUTE. Principles Governing the Third Party Funding of Litigation. ELI, 2024, p. 13, com base em estudo do Serviço de Pesquisa do Parlamento Europeu. No original, a prática “remains banned or very limited in some jurisdictions such as Greece and Ireland”. Sobre a Irlanda, cf. ICCA-QUEEN MARY TASK FORCE, op. cit., p. 37, com remissão a Persona Digital Telephony Ltd & ors v. The Minister for Public Enterprise & ors [2017] IESC 27.
[10] STEINITZ, Maya. Op. cit., pp. 1286 e 1289-1292, com remissão a Hall v. State, 655 A.2d 827 (Del. Super. Ct. 1994), a N.Y. Jud. Law § 489 e à Regra 5.4 das Model Rules of Professional Conduct da American Bar Association.
[11] EUROPEAN LAW INSTITUTE. Op. cit., Princípio 3(c), que define o financiamento por terceiros como aquele em que o provedor dos recursos não é parte no litígio, mas o beneficiário é (p. 29); Princípio 10(1) e (2), segundo o qual a parte financiada deve ser, salvo em casos excepcionais, quem toma as decisões finais sobre o processo, e o financiador não deve buscar influenciar ou controlar essas decisões (p. 48); e comentários sobre o modelo de cessão, no qual o financiador assume o controle integral do litígio (pp. 14 e 62).
[12] STEINITZ, Maya. Op. cit., p. 1275, itens (4) e (5) da agenda regulatória proposta pela autora: supervisão judicial da relação entre advogado, cliente e financiador, e adaptação da regulação de valores mobiliários aos títulos lastreados em pretensões litigiosas.
[13] EUROPEAN LAW INSTITUTE. Op. cit., Princípio 5(2)(a) e (b), que recomenda a revelação da existência do financiamento e da identidade do financiador às demais partes e ao tribunal (p. 32). Os comentários registram que a revelação apenas às demais partes é insuficiente para prevenir conflitos de interesse do julgador (p. 34) e a ponderação de que a mera identificação do financiador oferece salvaguarda limitada quando os termos do ajuste não são revelados (p. 32).
Aproveite as Melhores Ofertas do Prime Day
Descontos exclusivos em notebooks, celulares, livros, eletrônicos, escritório, casa inteligente, Alexa, Kindle, SSD, monitores, impressoras e muito mais.
⚡ Ofertas por tempo limitado. Os estoques podem acabar rapidamente.
🛒 Acessar Ofertas do Prime DayTransparência: O SpedTax participa do Programa de Associados da Amazon e pode receber comissão por compras qualificadas realizadas por meio deste link, sem custo adicional para você.
Acesso à justiça é garantia de quem litiga, e não de quem investe no resultado do litígio