Com a inclusão da ADI 7708 na pauta do Plenário Virtual, o Supremo Tribunal Federal se prepara para julgar o mérito da ação ajuizada pela Abrintel contra o art. 12, II, da Lei 14.173/2021, que revogou o art. 10 da Lei 11.934/2009.[1] A controvérsia envolve dispositivo inserido na conversão de medida provisória cuja pertinência temática é questionada — o chamado “jabuti”.
O dispositivo revogado obrigava o compartilhamento de torres entre prestadoras de telecomunicações sempre que a distância entre elas fosse inferior a 500 metros, salvo motivo técnico justificado. Em junho de 2025, por 8 votos a 3, o Plenário deixou de referendar a cautelar do relator, ministro Flávio Dino, que havia restabelecido a regra. Prevaleceu o voto do ministro Luís Roberto Barroso.[2] Posteriormente, a Advocacia-Geral da União[3] e a Procuradoria-Geral da República[4] se manifestaram pela improcedência da ação.
O resultado da cautelar não encerra o debate, e por duas razões que estão no próprio voto vencedor. Na parte formal, o voto reconhece que, quanto ao jabuti, “ainda não se delineou, na jurisprudência, um critério preciso para identificar as hipóteses em que ele ocorre”, e fixa para a zona de dúvida uma regra de decisão segundo a qual, “havendo dúvida razoável quanto à existência ou não de pertinência temática, cabe a esta Corte ser deferente à posição adotada pelo Poder Legislativo”.
A tese do contrabando legislativo, de todo modo, enfrenta o precedente das ADIs 6.921 e 6.931[5], que validaram a mesma lei de conversão quanto à emenda do must-carry, e este artigo não a retoma. Na parte material, o voto se apoia na ausência de “evidências concretas” de retrocesso. Os levantamentos empíricos juntados pela requerente e pelos amici ao longo do referendo não são examinados no voto-vista.
O julgamento de mérito oferece, portanto, a oportunidade de examinar não apenas os efeitos da implantação do 5G, mas também uma questão mais ampla de desenho regulatório. Trata-se de saber se o ordenamento ainda contém alguma norma que impeça a duplicação inútil de infraestrutura de solo onde ela já existe, objetivo relevante para o planejamento urbano, desde que compatível com necessidades técnicas e concorrenciais.
Convém precisar o que o art. 10 fazia. Inserido numa lei sobre limites à exposição humana a campos eletromagnéticos, o dispositivo não criou o dever de compartilhar. Esse dever já existia no art. 73 da Lei Geral de Telecomunicações (LGT, Lei 9.472/1997) e seria reafirmado em 2015 pelo art. 14 da Lei Geral das Antenas (LGA, Lei 13.116/2015). O que o art. 10 acrescentou foi uma regra de localização. Quem precisasse de uma estação a menos de 500 metros de torre existente deveria usá-la, em vez de erguer outra.
As exceções eram expressas. O § 1º excluiu antenas sobre edificações, estruturas harmonizadas à paisagem e as instaladas até 5 de maio de 2009, e o § 2º delegou à Anatel a definição das hipóteses de dispensa por motivo técnico. A regra alcançava, assim, apenas torres de solo em locais já atendidos, e previa a própria válvula para o caso de uma tecnologia nova a tornar inadequada.
O voto condutor afirma que o dispositivo impugnado “não extingue o modelo de compartilhamento de infraestrutura”, porque subsistem o art. 73 da LGT e o art. 14 da LGA. A afirmação não está equivocada, mas responde a uma pergunta diferente da que a ação coloca. O art. 14 impõe ao detentor da infraestrutura o dever de ceder capacidade excedente a quem a solicite. É uma regra de acesso, que obriga quem tem a torre. O art. 10 impunha a quem precisava de uma estação transmissora de radiocomunicação (ETR) o dever de não construir outra ao lado. É uma regra antiduplicação, que obrigava quem pretendia construir.
As duas normas não se substituem. Após a revogação, a operadora que preferir não negociar com o detentor pode erguer torre própria, ou contratá-la de terceiro, a qualquer distância da existente. A legislação federal citada não reproduz, de forma expressa, a antiga vedação geral à duplicação em um raio de 500 metros, sem prejuízo de exigências locais de licenciamento e de outras regras aplicáveis. A própria Anatel ajustou seu regulamento a essa realidade ao revogar, pela Resolução 752/2022, o art. 7º do Regulamento de Compartilhamento (Resolução 683/2017), que reproduzia a restrição legal, e manter o art. 5º, que trata da cessão de capacidade excedente.
A questão de mérito, bem posta, não é se há dever de compartilhar. É se a Constituição, ao tutelar a ordem urbanística (art. 182), o meio ambiente (art. 225) e a livre concorrência (art. 170, IV), tolera um regime que permite a redundância de infraestrutura de solo sem qualquer contrapartida, ou se essa escolha está dentro do espaço de conformação do legislador.
Os dados juntados ao processo ajudam a dimensionar o problema. Estudo do IPE Digital, instituto de pesquisa para economia digital, elaborado sobre dados da Anatel tratados pela consultoria Teleco e juntado pela Abrintel, indica que 87% das estações 5G em 3,5 GHz instaladas no país até agosto de 2024 estão em infraestrutura que já existia em dezembro de 2020, ou a menos de 40 metros dela.[6] Das 12,7% instaladas em estruturas novas, 69,4% ficaram entre 40 e 500 metros de outra já existente.
A Abrintel documentou ainda, com fotografias e distâncias informadas caso a caso, torres erguidas em 2022 e 2023 entre 25 e 246 metros de outras já existentes, em nove localidades do Rio Grande do Norte, da Bahia, de Minas Gerais, do Piauí, do Maranhão e de Santa Catarina, todas para receber equipamento 4G, e não 5G.
Do lado oposto, a Conexis, que representa as grandes operadoras móveis, juntou estudo da LCA Consultoria segundo o qual o aluguel de espaço em torre existente custava, em média, 162% do valor da locação de torre nova entre 2019 e 2024, diferença que, segundo o mesmo estudo, caiu 89% entre 2019 e 2024.[7] O número acumulado de contratos de compartilhamento teria crescido 1.758% em índice com base em 2019.
A Abrintel objeta que o índice parte de ano atipicamente baixo, que atribui ao descomissionamento de torres após a aquisição da Oi Móvel, e que os números absolutos não foram divulgados. Os dois conjuntos não são incompatíveis. É possível que a revogação tenha reduzido preços de locação e, ao mesmo tempo, produzido torres contíguas em cidades sem 5G. A pergunta é se o segundo efeito é um custo que a Constituição manda considerar.
O argumento concorrencial é invocado pelos dois lados, com sinais trocados. A Consultoria Jurídica do Ministério das Comunicações sustentou nos autos que a regra proibia que entrantes implantassem torres no raio de 500 metros e, por isso, embute uma barreira de entrada.[8] O argumento, porém, merece ser confrontado com o alcance e as exceções da antiga regra.
A restrição só incidia onde já havia torre, isto é, em ponto já coberto, e deixava livre a construção em qualquer outro lugar. A existência de infraestrutura próxima, por si só, não elimina a necessidade de avaliar capacidade disponível, viabilidade técnica, condições econômicas de acesso e efeitos sobre a entrada de novos agentes. A discussão exige distinguir a duplicação tecnicamente desnecessária da implantação adicional que seja justificável por cobertura, capacidade ou concorrência.
A Telcomp, que reúne mais de 70 prestadoras de menor porte, situa o problema no outro mercado, o de serviços. Sem a regra, a operadora que não tem capital para duplicar depende da negociação com o detentor, enquanto a que tem capital pode construir ou ameaçar construir. Dado atribuído à Anatel nas manifestações indica que a infraestrutura passiva responde por até 80% do capital necessário à expansão de redes.
O IPEA, em estudo sobre compartilhamento de infraestrutura juntado à inicial, anota que custos menores para as operadoras só chegam ao consumidor “a depender do grau de concorrência no respectivo mercado”.[9] A pergunta empírica que importa é quem, de fato, duplica, se a entrante sem rede ou a incumbente que migra equipamentos de uma torre para outra por conveniência comercial. Os registros fotográficos nos autos sugerem a segunda hipótese, mas não a provam em escala nacional.
Resta a premissa técnica da revogação. O parecer do relator do projeto de conversão na Câmara afirmou que o 5G “exigirá um significativo aumento da densidade de antenas, com estações muito pequenas operando em baixa potência”,[10] e a Nota Informativa 1466/2024 do Ministério das Comunicações reiterou que a tecnologia demanda células de raio menor.[11]
A afirmação é especialmente pertinente às small cells instaladas em postes e fachadas, estruturas que, em princípio, não se confundem com as torres de solo disciplinadas pelo art. 10, porque o caput só tratava de torres e o § 1º excluía expressamente as antenas sobre edificações.
Para torres de solo, a Abrintel cita documento preparatório da UIT para a Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2023 segundo o qual o sinal na faixa de 3 a 6 GHz, que inclui os 3,5 GHz do 5G brasileiro, alcança de 300 a 800 metros em meio urbano e suburbano e de 1,2 a 1,6 km em meio rural.[12] Se a densificação ocorre por estruturas que a regra não atingia, e as torres de solo seguem espaçadas por centenas de metros ou quilômetros, há fundamentos para investigar se as exceções técnicas previstas na norma revogada seriam suficientes para acomodar a expansão do 5G, sem presumir que toda nova estrutura represente duplicação desnecessária. O voto vencedor concluiu pela ausência de prejuízo sem confrontar esses elementos. Nesse ponto, o julgamento de mérito tem muito a acrescentar.
Levantamento mais recente da Consultoria Teleco, com dados de licenciamento da Anatel até setembro de 2026, atualiza esse quadro.[13] Das 60.266 estações 5G então instaladas no país, 47.549, ou 78,9%, estão em infraestrutura licenciada antes de 2021, isto é, anterior a qualquer antena 5G. A expansão da tecnologia, a qual mais que dobrou a base em dois anos, apoiou-se majoritariamente nessas infraestruturas existentes.
O mesmo levantamento mostra o outro lado: a partir de 2021, período que coincide quase integralmente com a vigência da revogação, 6.943 estações 5G foram instaladas em torres novas a menos de 500 metros de outra torre já existente. Dessas, apenas 398, ou 5,7%, são dedicadas exclusivamente ao 5G. Nas demais, a torre nova carrega também 2G, 3G ou 4G. Se a densificação do 5G fosse a razão para erguer uma torre ao lado de outra, seria de esperar o inverso.
O dado sugere que a duplicação em curta distância não atende especificamente a uma necessidade da nova tecnologia, resultando justamente no impacto urbanístico que as associações municipalistas admitidas como amici curiae levaram aos autos. O estudo sugere também que os casos em que o 5G de fato exigiu uma torre nova próxima de outra são a exceção, e caberiam com folga na dispensa por motivo técnico que o § 2º do art. 10 confiava à Anatel.
Com a matéria pautada para julgamento virtual, três questões merecem atenção. A primeira é se o art. 14 da Lei Geral das Antenas substitui funcionalmente o art. 10 da Lei 11.934/2009, ou se sua revogação retirou do ordenamento uma obrigação específica de evitar a duplicação de torres próximas. A segunda é se a proporcionalidade da revogação pode ser aferida sem confrontar os dados de efetiva reutilização de infraestrutura e de torres contíguas hoje nos autos.
A terceira é o que fazer se a Corte concluir que a escolha estava no espaço de conformação do legislador, e então se eventual disciplina adicional depende de iniciativa legislativa ou pode ser estabelecida pela Anatel dentro dos limites de sua competência regulatória, dando concretude ao art. 14, § 3º, da LGA, que manda que a construção de infraestrutura seja planejada “com vistas a permitir seu compartilhamento pelo maior número possível de prestadoras”. Independentemente do resultado, a ADI 7708 poderá definir os limites constitucionais da escolha legislativa entre liberdade de implantação, compartilhamento de infraestrutura e proteção do espaço urbano. O desafio é evitar duplicações injustificadas sem transformar o compartilhamento em obstáculo à expansão das redes e à concorrência.
[1] Lei 11.934/2009, art. 10 (revogado); Lei 14.173/2021, art. 12, II; Lei 9.472/1997, art. 73; Lei 13.116/2015, art. 14; Resoluções Anatel 683/2017 e 752/2022.
[2] STF, ADI 7708 MC-Ref, rel. Min. Flávio Dino, red. p/ acórdão Min. Luís Roberto Barroso, Plenário, sessão virtual de 13 a 24/06/2025, DJe 29/08/2025.
[3] AGU, manifestação de 05/09/2025 nos autos da ADI 7708.
[4] PGR, parecer AJCONST/PGR 990580/2026, de 25/06/2026, nos autos da ADI 7708.
[5] STF, ADIs 6.921 e 6.931, rel. Min. Alexandre de Moraes, j. 07/02/2024, DJe 03/05/2024.
[6] IPE Digital (Instituto de Pesquisa para Economia Digital), Agostinho Linhares e Leonardo Euler de Morais, Implantação do 5G no Brasil, com dados da Anatel tratados pela Teleco até agosto de 2024, juntado pela Abrintel.
[7] LCA Consultoria Econômica, estudo sobre contratos de locação de torres, juntado pela Conexis Brasil Digital.
[8] Ministério das Comunicações, Informações 48/2024/CONJUR-MCOM/CGU/AGU, de 25/09/2024, juntadas pela AGU.
[9] IPEA, Caracterização, Revisão de Literatura e Benchmark Internacional: Compartilhamento de Infraestrutura, Texto para Discussão 2812, novembro de 2022, juntado à petição inicial.
[10] Câmara dos Deputados, parecer proferido em Plenário à MPV 1.018/2020 (PLV 8/2021), relator Dep. Paulo Magalhães, juntado aos autos da ADI 7708 e transcrito no voto-vista.
[11] Ministério das Comunicações, Nota Informativa 1466/2024/MCOM, de 25/09/2024, anexa às Informações 48/2024/CONJUR-MCOM/CGU/AGU, juntadas pela AGU.
[12] UIT, Working Party 5D, Characteristics of terrestrial component of IMT for sharing and compatibility studies in preparation for WRC-23, conforme citado pela Abrintel.
[13] Teleco, Estudo de Evolução de Antenas 5G no Brasil, 2026, com dados de licenciamento da Anatel até setembro de 2026.
Aproveite as Melhores Ofertas do Prime Day
Descontos exclusivos em notebooks, celulares, livros, eletrônicos, escritório, casa inteligente, Alexa, Kindle, SSD, monitores, impressoras e muito mais.
⚡ Ofertas por tempo limitado. Os estoques podem acabar rapidamente.
🛒 Acessar Ofertas do Prime DayTransparência: O SpedTax participa do Programa de Associados da Amazon e pode receber comissão por compras qualificadas realizadas por meio deste link, sem custo adicional para você.
Corte volta a examinar efeitos da revogação da regra dos 500 metros sobre compartilhamento de infraestrutura, concorrência e espaço urbano